28 de outubro de 2007

o homem que doou seu coração aos pombos



procurando a paz de minh'alma esfomeada de amor genuíno
encontrei o menino
marcos no meu rio
quinho do meu anseio
este homem
tingiu de azul cândido a lua da minha emoção
de cunho periférico
e coração mundano
invadiu as ruas do meu afeto
inebriando meus sentidos
com singelos traços
passeou comigo pela consolação
e consolou-me com seus braços de magneto
este talento
aperfeiçoado pela sua prosa baiana
urbanizado pela sua casa santa
santo de mateus do leste
esta dádiva
que
por três vezes
não teve a pressa em abandonar-me no asfalto escurecido e cinza da cidade
enquanto subterrâneos
os vagões anunciavam a hora de sua partida
partiu...
mas foi por que precisava retornar ao seu lar
santo de mateus do leste
e depois que manteve-se agarrado rubro
ao meu sangue abraço
saiu deixando a integridade e a beleza da lua cheia
pra preencher com grandeza
a luminosidade que permeou a sua presença
seis vezes de sexta-feira quase santa
percorrida a quatro pés pelo centro
agradeço-o
por ajudar-me a subestimar o medo
acreditando assim nos dedos
que fazem escrever nos muros
com arte passional
as cores que permeiam os ventos
soube que após todos esses momentos
tornou-se o homemque doou seu coração aos pombos
e antes que eu lamente
farei entende-lo:
a história do homem que doou seu coração aos pombos
conta
não por covardia ou vaidade
não por apreço ou crueldade
que este mesmo homem
entregou seu maquinário de pulsar emoções
aos mais fiéis e múltiplos representantes-símbolos da paz
e o fez
para contaminar estes pássaros típicos urbanos
quem sabe acreditasse que assim
pudessem com suas asass
manifestar
ainda que sob o contágio infeccioso
àqueles que desdenham a coragem
de acreditar que um homem tudo pode
e muito sofre
quando decidi amar

neste dia todas as meninas-de-minhas
tomaram chá-de-mim com o velho menino do rio
renovando-se nas aves
são mensageiras-vermelhas
deste momento-ilustre
de imaginação ilustrado

parceria de Quinho- nos retratos
e MariaRosa nos contos

Nenhum comentário: